PERGUNTE A SI MESMO

Pergunte aos seus amigos. Pergunte aos seus pais. Pergunte a alguem que mal conhece.

.

Este blogue permite-lhe fazer aquelas perguntas que são demasiado ARROJADAS, demasiado EMBARAÇOSAS, ou apenas demasiado DIFICEIS para fazer por sua iniciativa.

.

Encontrará diariamente perguntas sobre integridade, sobre sexo, sobre o que faria por dinheiro e até perguntas demasiado pessoais para fazer em voz alta.

.

Quer o utilize como uma ferramenta para se conhecer a si mesmo, ou como provocação para estimular debates, este blogue desafia atitudes, moralidades, crenças, e desafia-o a si.

.

Há blogues de tudo e mais alguma coisa, uns de visita rapida, outros nem por isso... Este é um daqueles para parar e apreciar lentamente e, se não poder ser hoje, que seja amanhã...

Se este blogue lhe agradar, inscreva-se nos SEGUIDORES para descobrir automaticamente todas as novas perguntas que coloco aqui para nós.

Na pagina inicial estão as 10 ultimas perguntas publicadas, todas as outras se encontram na barra lateral esperando tambem pela sua observação, pensamento e resposta.

Se a timidez for demasiada, responda protegido pelo anonimato, mas responda. Eu e mais ainda você, vamos gostar de saber o que nos vai na alma, "falar" faz crescer, ajuda e liberta...


31 de julho de 2009

PERGUNTA 27

.
Se Deus lhe aparecesse numa serie de sonhos intensos e emocionantes e lhe dissesse para deixar tudo, viajar sozinho até ao Mar Vermelho e se tornar pescador, o que faria? E se lhe mandasse sacrificar o seu filho?
.

PERGUNTA B

.
Já alguma vez roubou algo a alguém? O que foi?
.

PERGUNTA 26

.
Estaria disposto a assassinar uma pessoa inocente se isso significasse o fim da fome no mundo?
.

PERGUNTA 25

.
Por uma semana de ferias, em qualquer lugar do mundo, com tudo pago, seria capaz de matar uma rara e linda borboleta arrancando-lhe as asas? E pisar uma barata?
.

PERGUNTA 24

.
Há pessoas que você inveje tanto, que gostasse de trocar de vida com elas? Quem são?
.

PERGUNTA 23

.
Durante uma viagem a outra cidade, a sua esposa (ou esposo) conhece e passa a noite com um(a) desconhecido(a). Considerando que eles nunca mais se vão encontrar e que, de outra maneira, você nunca teria conhecimento desse incidente, quereria que ele(a) lhe contasse do sucedido?
Se se invertessem os papeis, contar-lhe-ia o que tinha feito?
.

30 de julho de 2009

PERGUNTA 22

.
Se pudesse usar uma boneca de vudu para magoar quem quisesse, usá-la-ia?
.

PERGUNTA 21

.
Prefere a companhia de homens ou de mulheres?
Os seus amigos mais próximos são, tendencialmente, homens ou mulheres?
.

PERGUNTA 20

.
Se soubesse de uma maneira de usar o seu património, após a sua morte, a favor da humanidade, usaria, deixando apenas uma pequena parte á sua família?
.

PERGUNTA 19

.
Você tem a oportunidade de conhecer alguém com quem poderá viver o melhor amor inimaginável - a relação dos seus sonhos.
Infelizmente, sabe que essa pessoa vai morrer dentro de 6 meses. Sabendo a dor que se irá seguir, ainda mantém o interesse em conhecê-la e de se apaixonar por ela?
E se soubesse que o seu amor não ia morrer mas que, em vez disso, o trairia?
.

PERGUNTA 18

.
Se pudesse acordar de manhã com uma nova qualidade ou habilidade, qual seria?
.

PERGUNTA 17

.
Estaria disposto a tornar-se numa pessoa extremamente feia se isso significasse poder viver até aos 1000 anos, em qualquer idade fisica que você escolhesse?
.

PERGUNTA A

.
Você considera o suicídio um acto de coragem ou de cobardia? Porquê?
.

PERGUNTA 16

.
Se pudesse escolher, no dia do seu nascimento, a profissão que o seu filho acabaria por seguir, escolheria?
.

PERGUNTA 15

.
Quem admira mais? De que forma essa pessoa o inspira?
.

PERGUNTA 14

.

Preferia ser um sucesso profissionalmente e ter uma vida pessoal suportável mas pouco estimulante, ou ter uma vida pessoal maravilhosa e uma carreira profissional mediana e pouco inspiradora?
.

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Este não é um blogue de perguntas sobre curiosidades, por isso nem espere encontrar aqui o nome do cavalo do Zorro nem o resultado do jogo de futebol em 1956.
Estas perguntas são de caracter diferente - são perguntas sobre si. Sobre os seus valores, as suas crenças e a sua vida; amor, dinheiro, sexo, integridade, generosidade, orgulho e morte, está tudo aqui.
É uma agradavel maneira de descobrir mais sobre si proprio e sobre os outros, e confrontar dilemas eticos de forma concreta.
Para responder a estas perguntas, vai precisar de examinar e interpretar o seu passado, de se projectar em situações hipoteticas, de enfrentar dilemas complicados e de fazer escolhas dolorosas.
Estas perguntas podem ser um caminho para o crescimento individual, uma ferramente para aprofundar relações, uma maneira rapida de conhecer um desconhecido, ou apenas um passatempo muito divertido.

Elas põem a nu assuntos que obrigam a uma reflexão profunda e solitaria, mas que são tambem estimulantes quando exploradas na companhia de outros.
Vai surpreender-se como estas perguntas provocão discussões inusitadas e gratificantes.
Um encontro casual com uma mulher num café conduziu a um interessante tête-a-tête de cinco horas.
Uma conversa com um amigo de longa data trouxe uma nova e valiosa perspectiva sobre a vida.
Uma noite aborrecida com alguns conhecidos transformou-se num encontro que durou até altas horas da madrugada.

Muitas vezes falamos de assuntos banais sem nos envolvermos muito na conversa; experimente lançar estas questões e ver o que acontece. Comece por se permitir a si proprio abordar aquelas perguntas perigosas que nunca teve coragem de fazer, aqueles pensamentos que vão sendo sussurrados por uma voz interior, aos quais nunca se dá grande importancia e que são rapidamente esquecidos.
Demasiadas vezes deixamos de fazer algumas perguntas que podem parecer estranhas e inoportunas, mas que, no entanto, são as que podem abrir caminho para a compreensão e intimidade.
Quando as pessoas encontram alguem com verdadeira curiosidade em ouvir as suas respostas, em vez de se ofenderem mostram-se normalmente ansiosas por falar sobre as coisas que consideram importantes.

São feitos aqui diversos tipos de perguntas para que possa identificar os assuntos que o deixam pouco á-vontade e os assuntos pelos quais se sente atraido.
Reagimos fortemente ás questões que tocam os nossos conflitos mal resolvidos e, como tal, as perguntas que você evita podem ser as mais importantes a considerar.
Sente-se fascinado pelas perguntas relacionadas com a saude e a mortalidade? Evita as perguntas de caracter sexual? Neste blogue, sucessivas perguntas sondam assuntos não relacionados entre si, portanto, quer leia as perguntas seguidas, quer as salte, encontrará temas inesperados.
Enquanto discute estas perguntas, tenha em consideração que o tom emocional de uma resposta pode dizer mais do que as suas proprias palavras.

Não há respostas certas ou erradas para estas perguntas, apenas honestas e desonestas.
Sabe o que faria numa estranha e hipotetica situação? Claro que não, mas porquê deixar-se inibir por isso?
Esta é uma oportunidade de criar alguma perspectativa sem ter que passar realmente pelas situações descritas. Deixe-se envolver por estas situações para dar valor ás suas decisões. Resista á tentação de fugir a uma pergunta, negando a sua realidade ou inventado uma complicação qualquer que obscureça a questão principal. Ignore os paradoxos do tempo e a impossibilidade de poderes magicos. Aceite o facto de que as condições são tal e qual como lhe são apresentadas, que as probabilidades estão certas, que as promessas serão cumpridas e, alem disso, que voce sabe tudo isto quando está a tomar as suas decisões.
Não responda simplesmente "sim" ou "não" a estas perguntas - reflicta e explique as suas respostas e explore variações interessantes.
Use as perguntas como ponto de partida e dê asas á sua imaginação enquanto joga com as condições descritas. Tenha um papel activo ao brincar com as condições apresentadas, explorando-as, alterando-as e expandido-as.
Se achar que faltam detalhes a uma questão ou que não é totalmente clara, acrescente algo que possa corrigir o problema.
Á medida que explora e desafia os seus valores e os valores dos seus amigos, pode vir a descobrir que fazer perguntas é muito mais que um simples passatempo.

PERGUNTA 13

.
O que seria uma noite "perfeita" para si?
.

PERGUNTA 12

.
Se pudesse viver até aos 90 anos, mantendo, ou o corpo ou a cabeça de uma pessoa de 30 nos ultimos 60 anos da sua vida, qual escolheria?
.

PERGUNTA 11

.
Foi-lhe dado o poder de matar pessoas pelo simples acto de pensar na sua morte e repetir duas vezes a palavra "adeus". As pessoas teriam morte natural e ninguem suspeitaria de si. Há alguma situação em que seria capaz de usar esse poder?
.

29 de julho de 2009

PERGUNTA 10

.
Qual dos sexos acha que tem a vida mais simplificada na sua cultura? Alguma vez desejou ser do sexo oposto?
.

PERGUNTA 8

.
Preferia ser membro de uma equipa desportiva campeã mundial ou ser campeão de um desporto individual? Que desporto escolheria?
.

PERGUNTA 9

.
Aceitaria 1.500.000€ para deixar o país e nunca mais voltar?
.

PERGUNTA 7

.
Acha que o mundo será um lugar melhor ou pior daqui a 100 anos?
.

PERGUNTA 6

.
Descobre que o seu maravilhoso filho de 1 ano, devido a uma troca no hospital, afinal não é seu. Ia querer trocar a criança para corrigir o engano?
.

PERGUNTA 5

.
Se fosse fabricado um medicamento capaz de curar a artrite, mas que causasse uma reacção fatal a 1 por cento dos que a tomassem, quereria que ele ficasse disponível ao publico?
.

PERGUNTA 4

.
Se pudesse passar um ano de profunda felicidade, do qual depois não tivesse qualquer recordação, passaria? Se não, porquê?
.

PERGUNTA 3

.
Se soubesse que ia morrer esta noite, sem oportunidade de falar com ninguem, o que lamentaria não ter dito a alguem? Porque é que ainda não lho disse?
.

28 de julho de 2009

PERGUNTA 2

Acredita em fantasmas ou espíritos maléficos? Estaria disposto a passar uma noite numa casa isolada, supostamente assombrada?

PERGUNTA 1

.
Por uma pessoa que amasse profundamente, estaria disposto a mudar-se para um país distante, sabendo que seriam poucas as possibilidades de voltar a ver a sua familia e os seus amigos?
.